digitization of society

Welcome to the blog of darwin ecosystem (www.darwin-ecosystem.com). Here we are «darwing», we mean, helping organizations to find the best ways to evolve their digital business foundations. To find their criativity, their potencial. To follow their organizational natural drift. We believe that societies are evolving to operate in a more digital way. We call this process the «digitization of society process». This blog is about this process. Is a bilingual blog: PT and UK.

Saturday, February 26, 2011

Metáfora do Camião

Um camião é um veículo terrestre para transporte de bens. Apresenta 3 elementos chave: estrutura, condutor e a carga.

A estrutura é composta pelo chassis e pelo habitáculo, onde o condutor controla o camião através dos sensores (e.g. espelhos, instrumentos) e actuadores (e.g. pedais, volante); mas também os processos que permitem ao camião e ao seu condutor cumprir a sua missão (e.g., carregar/ descarregar, manutenção, condução). A carga, consiste na razão de existência do camião, em que as suas propriedades condicionam a estrutura do camião (e.g. liquida, gasosa, perigosa).

Se utilizarmos o camião como metáfora de uma organização, teremos os gestores como os condutores, a carga como o negócio da organização e a estrutura como a fundação onde o negócio se executa. Por fundação, entendemos as pessoas, as tecnologias, os processos e as regras/ políticas/ objectivos que governam esta dinâmica social.

Esta estrutura está a ser desafiada, colocando pressão em cada um dos 3 elementos:

* Pelo negócio ('carga'), os clientes querem ser reconhecidos, querem produtos e serviços para si, querem qualidade, querem proactividade; requerem atenção permanente e começam a exigir participar; estão a exigir agilidade as organizações;

* A estrutura ('fundação') enfrenta um desafio da rigidez em que as sociedades, através dos seus estados (e.g. governos, reguladores, associações), exigem transparência, responsabilidade social e ética;

* Os gestores ('condutores'), cujo desafio é 'olhar em frente', levar o 'camião' para novos caminhos, são obrigados a gerir estas forças de sinais contrários, com agilidade e rigidez, sendo obrigados a olhar a fundação e a carga, i.e., a conduzir olhando para baixo e para trás, uma vez que estão responsabilizados pessoalmente. Necessitam também de confiar que a fundação tratará bem do negócio, correspondendo às expectativas dos clientes e da sociedade, libertando-os dessa forma para a sua função de condução do camião, olhando apenas em frente.

A darwin entende que a solução para este enorme desafio que se coloca às organizações e aos seus gestores é a evolução para uma fundação de negócio digital* através da progressiva digitalização dos processos de negócio.

Com uma fundação de negócio digital, a organização conhece os seus clientes, podendo ajustar as suas respostas às suas necessidades, consegue responder de forma fácil às crescentes exigências sociais uma vez que as suas transacções são controladas digitalmente e faculta aos gestores um controlo em tempo real e on-line. A empresa on-line.

(*)"Is the IT infrastructure and digitized business process automating a company's core capabilities" (Ross, J. Enterprise Architecture as Strategy, HBS Press, 2006)