digitization of society

Welcome to the blog of darwin ecosystem (www.darwin-ecosystem.com). Here we are «darwing», we mean, helping organizations to find the best ways to evolve their digital business foundations. To find their criativity, their potencial. To follow their organizational natural drift. We believe that societies are evolving to operate in a more digital way. We call this process the «digitization of society process». This blog is about this process. Is a bilingual blog: PT and UK.

Thursday, March 10, 2011

Metáfora da organização biológica

O organismo humano utiliza dois tipos de computação e comunicação: química e eléctrica. É uma simplificação, uma vista macro em torno da informação, organização e sua comunicação.

A comunicação eléctrica é utilizada no cérebro e sistema nervoso. Numa direcção a comunicação consiste na informação de estado do mundo interno e do que é apercebido do mundo externo através dos órgaos sensarioais. Na outra direcção a comunicação consiste em comandos de actuação (e.g. músculos) e sinalização, i.e., sincronização de toda a acção humana.

A comunicação química consiste num conjunto de moléculas que permitem sentir e alterar o estado interno do organismo (e.g. aumentar temperatura, efectuar os movimentos (e.g. andar e falar) e processar as interacções com o exterior (e.g. cheiro).

Estes dois tipos estão vocacionados e especializados para contextos diferentes. O eléctrico, é interno, isolado do mundo exterior, i.e., da fronteira do organismo. A informação é representação, é uma caracterização de... não é a molécula que provoca o cheiro, é informação sobre a molécula e o cheiro. É um sistema de comunicação a velocidade do electrão. O químico é de fronteira, quer dos orgãos, quer do organismo no seu todo; é a cimunicação de fronteira, de interacção entre diferentes partes, incluindo o interior e o exterior. É a molécula e a sua interação com as outras moléculas. É a própria informação e a sua propagação é no tempo da reacção química, dos fluídos.

Nos sistemas sociais contemporâneos, como são as organizações, comunidades e outras construções sociais, também temos estas duas dinâmicas bem definidas.

A internet criou-nos um sistema nervoso mundial. Cada organização tem o seu sistemas nervoso local. A informação é representação, é símbolo, modelada em o e 1. Viaja a velociadade da luz entre dois ou mais pontos. Traduz projecções virtuais de outras entidades. É um espaço virtual de contextos (BAs como lhe cahama o Nonaka) onde a informação são bits.

Nas pontas, em vez de sinapses temos computadores, pontos de ligação entre estes dois espaços.

Manipulando os computadores temos os Homens com as suas capacidades coginitvas, fazando a comunicação química, orgânica no tempo das relações sociais. É o espaço dos átomos. O das entidades que tem projecção no espaço dos bits.

O espaço dos bits é o espaço da mediação tencnológica com os seus pontos de interface entre os dois universos. O espaço dos átomos é a computação cognitiva humana. Entre estes espaços emerge uma regulação ética que regula as interações entre os agentes, a informação e sua organização.

Os seres biológicos tem o seu sistema de computação e comunicação electrica e quimíca.

Os 'seres sociais' os seus sistemas de computação e comunicação digital e humano.

Da mesma forma que o cerebro e o sistema nervoso central contribuiram definitivamente para as evoluções que nos fazem a espécie com mais 'sucesso' no Planeta, as contrapartes sociais são blocos de vital importância nos novos desenhos de organização e colaboração.

Estamos no iníco de... quando viram as organizações sapiens sapiens?